Ferramentas e aplicativos para escritores

Tá, eu sei, eu deveria estar imersa no texto do doutorado para entregar ainda nesse ano. Ok, ok. Eu confesso, estou atrasada pacas, e os amigos já estão sentindo minha ausência e coisa e tal. Até hoje não agradeci nas redes sociais os parabéns pelo aniversário e os parabéns pelo lançamento. E do dia 5 de outubro já se vão 1 mês e 10 dias. Blá, talvez eu consiga me redimir antes do natal. Esse parágrafo é um molho? Ou mesmo uma introdução? Ou sei lá o quê? Fico com a última opção e, talvez, com um pedido de desculpas aos que deixei na mão. Que coisa!

Mas, então, voltando às desculpas, antes de eu editar as fotos do lançamento - obrigada a todos que participaram, presencial ou mentalmente -, um software interessante (para escritores!) que achei na internet procurando uma linha do tempo pro doutorado (que é em esporte!). É a tal da lógica googleana. Vamos lá:

STORY BOOK


















O que é?

Basicamente, um assistente de texto para evitar histórias sem sentido! Sim, estamos falando de grandes histórias, como romances, novelas, roteiros de cinema. Que tenham bastantes personagens, conflitos, características peculiares e coisa e tal.

Qual seu ponto de lógica?
Se apoia na coerência textual e ajuda o escritor a manter uma visão geral da história (roteiro) enquanto escreve. Calcule então o trabalho do escritor para manter a coerência do texto com tantos personagens e cenários distintos. É, pois é... o software foi feito para facilitar.

Como se dá sua gestão?
Se a trama se complica em muitos caminhos, o StorYBook desembaraça. A gestão das diferentes vertentes é feita a partir da listagem de atores e os lugares onde as ações acontecem. O inter-relacionamento entre estes dois blocos mantém o texto coeso. As informações ficam disponíveis em fichas que podem ser acessadas a qualquer momento. Cada eixo do enredo recebe uma cor distinta para facilitar a identificação. De acordo com Rafael Videiro, com o Story Book, se a mocinha se casar com o mocinho e o bandido, não será falta de coerência. Será falta de vergonha. ;)

Quem criou?
Criado e mantido por Martin Mustun, disponível para download aqui e contém uma versão em português desenvolvida por Cárlisson Galdino. Este último, pra facilitar ainda mais, fez um tutorial de uso do programa que você pode acessar aqui.

Enfim, um bom programa... será que serve pro doutorado? Quem sabe, né? Não custa tentar verificar a coerência do texto acadêmico com ele. Um absurdo? Talvez. Depois eu conto!

Bons escritos para todos nós. E boas leituras!

Já existe àlgum tempo, mas apenas agora me deparei com o recurso. ainda não testei. Falta de tempo. Que tal você experimentar e, depois, voltar aqui para contar? Crie suas próprias histórias interativas com Twine, software livre que permite você organizar graficamente a sua história como um mapa que pode ser reorganizado enquanto você trabalha. Uma opção criativa. O resultado é uma página na web e você facilmente poderá divulgá-la entre seus amigos, em formato html. Divirta-se!

Piadas à parte com o título, Unbound – Ajuda os escritores a decidirem o tema de seu próximo livro. Desde que conheci o site wwwhat´s new aprendo e descubro coisas novas todos os dias. Adoro principalmente as dicas da Denise Helena, que fez esse achado:

Unbound – Ajuda os escritores a decidirem o tema de seu próximo livro

Por Denise Helena - 03/06/2011



Se você gostaria de ler um livro sobre algum evento histórico específico, escrito pelo seu autor favorito ou sobre uma questão técnica, também desenvolvido por alguém já conhecido, Unbound pode ser o que procura.

Este é um projeto que permite aos escritores receberem feedback de seus futuros leitores. Segundo comentam, já contam com bastante nomes conhecidos, e muitos que estão iniciando neste universo. Os leitores podem ajudar a definir o tema do livro, analisando as idéias apresentadas. Quando uma idéia recebe um número suficiente de “votos”, o escritor começa a trabalhar.

Durante o desenvolvimento do livro, podemos ser informados sobre seu status, podemos aparecer na seção de agradecimentos, obtermos descontos e bônus … enfim, participar, quem sabe, de um próximo best-seller.

Um ótima idéia, e agora só nos resta torcer para que recebam a atenção de muitos grandes escritores e aumentar, assim, sua popularidade


No site "Escola Criatividade", surgiu este post com 15 aplicativos web para organizar a vida de quem escreve. Não concordo com todos, mas o texto é uma ótima visão de como estes recursos otimizam o tempo de trabalho... ah se eu fosse assim, organizada... rsrsrs

15 Aplicações Web indispensáveis para quem escreve


1. SPRINGPAD Springpad é uma aplicação gratuita que é ótima para manter organizadas as suas notas e marcadores, de forma fácil e intuitiva.

2. WRIDEA Wridea é uma das melhores aplicações web para você tirar as suas notas e ideias. Desta forma, será impossível você esquecer alguma ideia que teve!

3. AUTOCRIT Autocrit é uma aplicação web que lhe permite editar e criar o seu livro de forma rápida. Tem funcionalidades de detecção de erros e outras ferramentas úteis.

4. EDITORIAL CALENDER Com Editorial Calender você poderá determinar, organizar e estipular como e quando você irá fazer os seus artigos. É um plugin WordPress extremamente útil para quem escreve com regularidade.

5. ZEMANTA Zemanta é como um conselheiro virtual. Enquanto você executa as suas tarefas de blogagem, Zemanta dá-lhe dicas e sugestões úteis.

6. INSTAPAPER Instapaper é uma aplicação web simples para você guardar páginas web para ler mais tarde.

7. EVERNOTE Evernote será provavelmente a aplicação mais completa da nossa lista. Permite-lhe guardar todo o tipo de notas, sejam elas em texto ou multimédia.

8. AVIARY Aviary é uma aplicação simples que lhe permite retocar rapidamente imagens que pretenda utilizar nos seus artigos.

9. GOOGLE READER Ler o que outros blogueiros escrevem é uma tarefa comum aos melhores blogueiros da acualidade. Se você realmente quer dar esse salto, expanda os seus horizontes com Google Reader e fique a par do que os seus colegas blogueiros escrevem!

10. WUFOO Com Wufoo você poderá criar formulários de contacto, inquérito online e convites de forma rápida e fácil.

11. POLLDADDY PollDaddy é a melhor maneira de você perceber o que pensam as outras pessoas. Criando votações, você poderá ter uma melhor ideia daquilo que os seus leitores acham das suas criações!

12. BIBME Bibme permite-lhe ter uma bibliografia formatada pelo serviço, de forma profissional.

13. HOOTSUITE Um ponto importante para os editores e escritores é manter contacto com os seus seguidores. Agora que milhões de pessoas utilizam o Twitter e Facebook, você tem mesmo de entrar nesta área.

14. GOOGLE DOCS Google Docs é uma aplicação web super completa que lhe dá acesso a folhas de cálculo, de texto e outras online.

15. LOOSESTITCH Com Loosestitch você poderá criar brainstorms e partilhar as suas ideias com os editores. É simples e rápido!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Ads Top