O Projeto Literário - Tópicos interessantes

Das novidades de janeiro: doutorado, doutorado, doutorado. Acho fácil escrever, é só iniciar com uma letra maiúscula e terminar com o ponto final. Mas acho trabalhoso. E muito. Aquela palavra ali não está soando bem, talvez o sentido seja outro... É quando a pesquisa começa. Pelo menos no dicionário. Recebi o modelo de relatório de 90 dias para ser entregue para a funarte. Tópicos interessantes, principalmente para quem pensa num próximo projeto.

1. descreva a que público se destina a obra e o que o levou a escrever para este público.
2. descreva as atividades envolvidas em cada etapa do projeto, como se deu o processo de criação em determinada etapa, se realizou alguma pesquisa, se participou de seminários, feiras, encontros sobre a literatura.
3. se o projeto contou com outro apoio financeiro: governos municipal, estadual e federal, Ongs, entidades do sistema S (Senai, Sebrae, Sesi, Sesc, Senac), entidades privadas.
4. descreva a obra concluida, relatando a quantidade de capítulos, o número de páginas, as referências utilizadas, se houver, entre outras ações conclusivas que achar pertinente.
5. descreva os benefícios que o projeto trouxe para o artista proponente no desenvolvimento do seu processo criativo.
6. descreva os benefícios que a obra trará para a área de política pública do livro/leitura.
7. descreva as dificuldades encontradas e como elas foram solucionadas.
8. exponha outras observações que considerar importante e/ou liste os anexos, materiais de divulgação, textos.

Eu nunca tinha pensado o quão coincidente é o trabalho de um escritor ficcional com um pesquisador científico. Ok, anotadas as dicas para o próximo projeto... em literatura científica? E eu achando que estava virando a mesa, trocando de área, indo atrás do meu sonho, continuo a pesquisar e escrever, pesquisar e escrever, pesquisar e escrever. É, quem foi que disse que a literatura é assim tão distante do corpo. Língua e corpo. Essas pernas volezes, esses braços longos, mãos e pés que constituem uma literatura de quem sou. Letra e músculo. Prosa e pele. Minha chuteira no armário esperando apenas montar as palavras que dou de pênalti.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Ads Top