...

Diz-Quetes


O Projeto Diz-Quetes – Todos na Literatura!

Um eu, um você, um outro. Um Outro! É aí que surge a idéia do Projeto Diz-Quetes – Todos na Literatura!. Trata-se de um painel Itinerante, construído com disquetes e com pretensões de atingir diversos pontos do país.

Ir daqui pra ali e acolá e adiante.

 Dentro da perspectiva assumida pela filosofia de trabalho do Letra Corrida – Ateliê de Literatura e Criatividade, o Projeto Diz-Quetes – Todos na Literatura! se desenvolve através da premissa de que tanto o ato de escrever quanto o ato de ler são acessíveis a todos, assumindo-se as diferenças, os níveis semânticos de cada um etc e tal.

 Não dizemos, aqui, necessariamente do custo de um livro, dos intermediários, do mercado editorial, mas da capacidade de cada um em produzir literatura com seus próprios modo e jeito, de escrever um texto poético, todos com a possibilidade de expressar pensamentos através de palavras, de usar figuras de linguagem, metáforas e metonímias.

Estímulos!

Dar a palavra ao outro é acreditar nele, naquilo que ele tem a oferecer, e torná-lo acessível ao mundo. Ao se colocar a literatura no lugar do enaltecido, do inatingível condicionado através de critérios de qualidade, importância e coisa e tal, faz-se uma literatura para poucos e se deixa de lado possibilidades de expressões e de experiências não condicionadas aos critérios de elegibilidade aí estabelecidos e que, portanto, eliminam particularidades imprevistas à língua e à existência de cada um.

 Para isso, criamos a oportunidade de desenvolver o processo de escrita das pessoas através de um suporte diferente, até certo ponto inusitado: os disquetes. Estes presos uns aos outros como uma colcha de retalho para ser fixado em lugares públicos e eventos relacionados à literatura, arte, cultura e afins.

Também contamos com um espaço virtual para um engajamento acessível a pontos distantes. Acesse: http://diz-quetes.blogspot.com e tenha mais detalhes.

Seja um parceiro!
* Leve o Projeto Diz-quetes para:
- sua escola,
- sua biblioteca,
- seu evento,
- sua festa,
- etc.

Entre em contato e saiba mais.