quinta-feira

Quais as taxas para publicar um livro?


Estou aqui, dando voltas até conseguir publicar meu primeiro livro, de forma independente e com o selo do "Letra Corrida - Ateliê de Literatura e Criatividade".

Depois de procurar editoras, dessas que a gente paga pra publicar e que dizem ser uma vantagem por conta da distribuição e coisa e tal, cheguei àquela velha conclusão: "venha a mim, ao vosso reino nada!". É que a maioria dessas editoras não promete distribuição. Hunf! Vai entender.

Sendo assim, analisando o custo-benefício (e eu ainda acho que, mesmo com as impressões em demanda bombando país adentro, melhor mesmo é fazer uma pequena tiragem com 500 volumes - opinião minha, claro), saí em busca de uma gráfica e dos detalhes burocráticos.

Em termos de orçamento, o Emerson, da Gráfica Viena, bastante especializada em livros, ofereceu o melhor custo-benefício para as tiragens solicitadas (300, 500 e 1000). E digo mais, o cara é de uma atenção ímpar. Veio até minha casa trazer o material da empresa e está acompanhando todo o processo de confecção do livro como se fosse dele. E não é uma delícia encontrar profissionais assim? Principalmente num mundo de trabalho rancoroso em que vivemos? Clap! Clap! O contato dele: emerson@editoraviena.com.br

Daí, conversando com o cara, ele ainda indicou uma distribuidora e tals. Que eu ainda não entrei em contato, mas que já deixo a dica aqui, se mais alguém se interessar em montar um selo literário e iniciar no ramo (vamos deixar o debate da demanda pra depois, ok?). A empresa: Códice. E vamos ver o pito que ela apita.

Eis que então chegamos ao ponto chave. Os dados burocráticos, o registro, o ISBN, quanto custa publicar e editar seu próprio livro?

Vamos lá:

1. O primeiro passo é você fazer um cadastro de autor/editor na Biblioteca Nacional. Hoje custa 180,00 reais. (Ainda bem que esse cadastro é pago apenas para o primeiro livro, ufa!).

2. Então você envia os dados do livro a ser publicado (são bastantes detalhes para serem enviados em fichas específicas) para conseguir o ISBN. Cujo custo é de 12,00 reais.

3. Um último passo dessa etapa de registro é solicitar o código de barras, que pode ser em arquivo digital ou fotolito ao preço de 22,00 reais cada. A solicitação de ambos tem desconto e fica em 40,00 reais.

OBS: Essas três etapas são feitas concomitantemente, em documentos enviados por correio. Isso eu acho uma facilidade. Os dados e o código de barras chegaram pelo email no prazo prometido. Eficiência total! Clap! Clap!

4. De posse do ISBN, você entra no site da Câmara Brasileira do Livro para solicitar a Ficha Catalográfica. Preenche os dados solicitados online, envia um pedaço do livro, a folha de rosto, os dados todos e paga uma outra taxa de 70,00 reais. Em cinco dias eles prometem enviar a ficha por email.

5. Ainda resta um detalhe importante. Os direitos autorais. Você envia para o Escritório de Direitos Autorais uma cópia do material se for inédito e não publicado ou duas cópias do livro publicado, preenche a ficha e paga 20,00 reais. Simples assim. Tá, nem é tão simples. Tem que pagar com GRU, no Banco do Brasil.

6. Ainda é interessante não esquecer de fazer o depósito legal do livro, quando ele ficar pronto!

Aparte bacana disso tudo é que o livro vai ficar exatamente do jeito que você quer. Claro que é preciso contratar um bom diagramador para colocar o livro no InDesing e alguém para fazer uma capa bem bacana. Mas você pode escolher tudo: a gramatura do papel, a gramatura da capa, se vai ser com ou sem orelhas, o que colocar nas orelhas, a cor e o tipo de papel. E dependendo, você pode até fazer um projeto editorial com fonte, espaçamento, número de páginas de acordo com o seu orçamento. ;)

Acho que é isso. Por enquanto. Boa sorte para você nessa empreitada.

As Taxas:

- cadastro de autor/editor: 180,00
- solicitação de ISBN: 12,00
- solicitação de Código de Barras: 22,00
- ficha catalográfica: 70,00
- Registro de Direitos Autorais: 20,00
Custo Total de Taxas: 304,00

Os custos de diagramação e capa giram em torno de 700,00 a 1.500,00 reais.

Os custos de impressão na gráfica, para 500 livros é de mais ou menos 3.000,00 reais, dependendo do papel, da gramatura, do tipo, da capa, da orelha e coisa e tal.

Claro que um bom livro precisa de uma revisão de português, e tals. Que custa por volta de 500,00 reais e depende do número de páginas e dos serviços extras do revisor. É possível encontrar serviços mais baratos.

Sendo assim, o custo total de um BOM livro, com 500 exemplares fica entre 4.000,00 e 5.000,00 reais.

Chutando alto, cada unidade vai custar entre 7 e 10 reais. E você pode vender por 20,00 ou 25,00 reais.

Tá, mas não esqueça de somar a isso os gastos com o lançamento! Convites, despesas com os correios, aquele coquetel bacana, a parceria com o espaço e coisa e tal.

Pelas minhas contas, vender 250 livros praticamente empata! O que é até um bom negócio! Depende de sua divulgação e coisa e tal.

Mais uma vez, boa sorte na sua empreitada!